sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Resumo das Notícias publicadas pelo jornal "Estado de Minas", nesta SEXTA-FEIRA


Manchete: O pepino sumiu
(Abobrinha e jiló também. Alface, só de São Paulo)

O excesso de chuva nas últimas semanas em Minas causou destruição não apenas nas cidades, mas também nas lavouras. Por conta disso está difícil de achar alguns hortifrutigranjeiros, numa lista que inclui quiabo e mandioca. Já as principais verduras de folha – rúcula, couve e espinafre, além da alface – estão sendo trazidas do interior paulista. O reflexo de tudo isso está no preço. Segundo pesquisa do Procon Assembleia, entre dezembro e janeiro a alta média nos sacolões foi de 4,79%. Mas há produtos que subiram até 50%, caso da abóbora-moranga. (Págs. 1, 3, 4, 12 e 19 a 22)
A água baixou. Mas e agora?
Cidades aproveitam estiagem para fazer reparos e planejar a reconstrução. Em Ouro Preto, remoção de terra que encobriu estrada e atingiu rodoviária está entre as prioridades. Mas há locais em que os trabalhos terão de esperar, como no Bairro Santa Rita, em Governador Valadares. Dois dias após o último temporal, ele continua alagado. O número de desabrigados ou desalojados em Minas chegou a 50 mil e 137 municípios estão em estado de emergência. (Págs. 1, 3, 4, 12 e 19 a 22)
Bezerra depõe sob forte blindagem
Cercado de governistas, ministro da Integração Nacional nega favorecimento a Pernambuco e atribui denúncias a tentativa de atingir seu partido, o PSB. (Págs. 1, 3, 4, 12 e 19 a 22)
Buritis: Prefeitura prepara demolição do prédio ao lado do que desabou
Acionada pelo Executivo, empresa fez medições no local ontem. O plano inclui terraplenagem na rua para que ela aguente sustentar máquinas pesadas. Engenheiros e técnicos da Defesa Civil fizeram a vistoria e atestaram o risco iminente de o edifício desabar. (Págs. 1, 3, 4, 12 e 19 a 22)
Donativos: Defesa Civil já distribuiu mais de 140 toneladas de alimentos
Vítimas da chuva em 132 municípios mineiros de todas as regiões ganharam, desde outubro, 8,7 mil cestas básicas, além de roupas, kits higiênicos, colchões e telhas. Mais doações serão entregues hoje a moradores de Moeda. (Págs. 1, 3, 4, 12 e 19 a 22)
Enem é alvo de 27 ações em Minas
Cinco estudantes questionam critério de correção da redação e os demais contestam o uso das notas do exame para seleção no vestibular da UFMG. (Págs. 1 e 23)
Pesquisa: Brasileiro reprova saúde e não quer novo imposto (Págs. 1 e 8)

Nenhum comentário: